segunda-feira, 20 de junho de 2011

Testemunho de Djalma Ramos

Olá´amigões, este testemunho-histórico foi tirado (na íntegra) de uma "nota" publicada no perfil no FaceBook do nosso amigão Djalma. Envie seu testemuno também para compartilharmos aqui no blog.

"TLC – 40 AN0S
Transcorria o ano de 1967, em Campinas,um padre jesuíta americano do Texas chamado Haroldo Rahn, fundou um movimento para jovens e também para adultos que gostavam de jovens. Ali nascia o curso de TLC - Treinamento de Liderança Cristã.
Na Arquidiocese de Botucatu o TLC chegou em 1971, mais precisamente nos dias 21, 22 e 23 de maio daquele ano, trazido pelo Arcebispo Dom Vicente Marchetti Zioni, com ajuda do Padre Haroldo e alguns jovens e adultos de Campinas.
Ao completar 40 anos no mês de maio passado, Ourinhos que na época pertencia à Arquidiocese de Botucatu também comemora (Jovens de Ourinhos estavam presente no primeiro TLC) com muita alegria estes anos de existência do TLC, que tanto fez pelos nossos jovens do passado e que continua fazendo pelos jovens de hoje, alias não só para jovens mas também para muitos adultos. Faço parte da história deste movimento, já que faz 31 anos que fiz o meu TLC e continuo trabalhando e amando este movimento.
Sou testemunha de muitas graças e até mesmo milagres que ao longo destes anos aconteceram, testemunhei transformações de pessoas, jovens e adultos que largaram dos vícios das drogas, do álcool e do cigarro, jovens mudando de vida na família sendo melhores filhos e melhores irmãos, adultos mudando de vida sendo melhores esposos e melhores esposas, melhores pais e melhores mães, casais separados voltar a viver uma vida conjugal cristã, jovens despertarem para uma vida religiosa, jovens que entraram no seminário e se ordenaram sacerdotes (Pe Claudinei que esta na diocese de Jacarezinho é um deles), muitos namorados se casar, inclusive eu e minha esposa, e depois vieram os filhos que se tornaram “filhos do TLC”, casais adotar crianças abandonadas, muitos perdões, curas de doenças, para se ter uma idéia dois médicos Telecista trabalhando em um TLC idealizaram a UTI infantil da Santa Casa de Ourinhos, e hoje é uma realidade, imaginem quantas crianças foram salvas nesta abençoada UTI, enfim se eu fosse enumerar todas as graças destes 40 anos de TLC eu ficaria 40 anos escrevendo aqui.
Claro que também vi muitas coisas erradas que aconteceram (com os erros aprendemos muito), mas somos pessoas e temos nossos erros e pecados, e o importante foi o que Jesus através do Espírito Santo nos proporcionou.
Quero também dizer que com o TLC vieram também os Minis-TLC’s, e também os TLC’s para os casais onde muitos pais de Telecista também tiveram a graça de fazerem o curso. Tivemos a graça de realizar TLC’s para os jovens da guarda mirim, para os jovens do Tiro de Guerra e para as jovens do bailado.
Entre a Arquidiose de Botucatu e Diocese de Ourinhos já foram realizados 320 TLC’s, sendo 244 de Botucatu (entre estes 244, foram realizados 35 do sub-secretariado de Ourinhos quando ainda pertencia a Arquidiocese de Botucatu) e 77 da Diocese de Ourinhos (incluindo 6 de casais) totalizando mais ou menos 16 mil Telecistas entre as duas Dioceses, sendo que somando os 35 mais 77 TLC’s, foram 112 TLC’s de Ourinhos e região. Houve também muitas vagas distribuídas para Ourinhos em TLC’s de outras cidades, somando tudo vai dar mais ou menos 6 mil Telecistas de Ourinhos e região.
Claro que para tudo isto, ou seja na história do TLC, houve muitos jovens e adultos que lutaram e se entregaram pelo movimento, também houve muitos padres que apoiaram o TLC. Os que foram diretores espirituais do movimento nestes 40 anos são; saudoso Monsenhor Osvaldo Violante (Diocesano), Pe Valdir (Josefino), saudoso Pe Urbano (Diocesano), Pe Airton (Josefino), saudoso Pe Esdras (Diocesano), Pe Benelson (Josefino) e Frei Braz (Agostiniano), também nosso Bispo Dom Salvador que sempre esta presente nos apoiando desde que Ourinhos se tornou diocese. E hoje o movimento agradece muito a todos os Agostinianos em especial, que sem medir esforços nos ajuda e apóiam em tudo que o TLC necessita.
Quantos Telecistas nestes 40 anos que partiram para o céu, mas deixaram suas marcas no movimento, são muitos, mas deixo aqui registrado alguns que foram muito importante para mim; Roberto Bertão, foi ele que me convidou pra fazer o TLC em agosto de 1980, ele foi um grande líder dos jovens na Paróquia Santo Antonio da V.Odilon, Clauricio Bastiane, foi um dos grandes companheiro que tive no TLC, inclusive eu e minha esposa somos padrinhos de sua filha Patrícia, Fabiana Avanço Silva de Sarutaia, era uma das minhas filhas adotiva do TLC, alegria morava nela, Pe Urbano este foi meu pai espiritual, trabalhou no meu TLC e trabalhamos juntos em vários cursos, o Pe Urbano foi um dos grandes batalhadores para que o TLC não se acabasse em Ourinhos, juntos lutamos e o TLC voltou depois de 3 anos (1986 a 1989) e não parou mais, Douglas Paris ,ele foi pra mim ao mesmo tempo parceiro, filho, irmão e amigo, parte de sua história foi no TLC.
Quero registrar também a lembrança de uma pessoa que também já foi pro céu, o nome dela é Leninha, ela nos anos 90, comandava a AADF (Associação de Assistência aos Deficiente Físico), e houve um tempo que o movimento do TLC não podia se reunir em nenhuma Paróquia e a Leninha nos deu uma sala da AADF para termos um lugar para nos reunirmos, ela era evangélica mas não houve por parte dela nenhuma discriminação por sermos Católico Apostólico Romano - alias antes de sermos Telecista somos católicos, e o TLC é um instrumento da nossa Igreja - me lembro que Dom Antonio Maria Mucciolo marcou uma reunião com todos os Padres mais o sub - secretariado onde eu era coordenador e mandou o vigário geral que era Pe Zezinho Lorusso representa-lo, e nesta reunião foi que o um padre conhecido como Pe Paquito (hoje ele esta numa Paróquia em Botucatu) abriu as portas da Paróquia Senhor Bom Jesus hoje a nossa Catedral, para que o TLC saísse da AADF e que tivesse um lugar para reuniões e trabalhos.
Tudo mudou com a chegada da nova Diocese e de Dom Salvador, o movimento obteve portas abertas em toda Diocese, cito aqui também um agradecimento ao Frei Calógero quando no ano de 2000 depois de muitos anos o TLC voltou na Paróquia Santo Antônio da Vila Odilon. Outros Padres também que nos ajudaram na Diocese de Ourinhos foram Frei Helio, Padre Amélio, Pe Pedro, Monsenhor Aristeu, Pe Gomes, Pe Douglas, Pe Gilberto, Frei Estevan, Pe David, Pe Giovani (Salto Grande), Pe Adriano e hoje recebemos total ajuda de todos Agostinianos. Não podemos esquecer de dois Padres que no passado nos ajudou bastante, Pe Bruno e Pe Filipe.
Nestes 40 anos, o movimento do TLC foi coordenado por vários leigos, quando Diocese de Botucatu na minha lembrança foram eles: Euclides Spiller (o Spiller fez o primeiro TLC em 1971 ele faz parte dos 40 anos), Oscar Boneto, Biaggio, Cláudio Bacilli, Djalma,(2 vezes), Alexandre Penna, Rogério (fizemos o TLC juntos), Adauto (Sta Cruz),Nuria e o Hermes, Diocese de Ourinhos foram, Djalma(2 vezes), Piolin, Flavio, Rogério e hoje Juliane Inácio. A Juliane é uma das filhas do TLC, pois seus pais Zilda e Ademir se conheceram no movimento, namoraram e se casaram, vieram 3 filhos, um deles a Ju, que hoje é nossa coordenadora.
Hoje posso dizer que o TLC faz parte da minha vida, aprendi muito, acertando e errando, fiz muitos amigos, filhos e irmãos, conheci minha esposa Ivani no TLC, vieram nossos filhos a Clara, a Paula e o Filipe todos fizeram o Mini e o TLC. Quando a Clara nasceu houve um problema no seu parto onde pedi um milagre pra Jesus, e Ele nos concedeu, e o milagre foi por completo, pois ela corria risco de morte e também poderia ficar com seqüelas , e hoje a Clara que já trabalhou em vários TLC’s e coordenou um Mini, é casada (o genro Henrique também é Telecista) nos deu um neto o Pedro Henrique, que pra mim é o fruto do milagre, e também do TLC. Quando a Paula nasceu eu não poderia imaginar o quanto que o TLC faria parte da vida dela, no TLC Deus lhe concedeu a graça de cantar,e pra mim ela é a melhor cantora do mundo,e o grande dom que ela tem é somente pra Deus, coordenou um TLC, foi sub – coordenadora Diocesana, alias ela também dança pra Deus, a algum tempo atrás ela foi representar o TLC no Festival de Dança Sacra em Joinville onde ela conseguiu o primeiro lugar, no ano passado ela junto de uma Telecista de Salto Grande a Belinha, representaram o TLC e conseguiram o terceiro lugar, a Paula hoje esta noiva do João Paulo que é Telecista e toca violão e canta junto com ela. Depois destes presentes que Deus me deu, Ele me deu outro presente, meu filho Filipe, quando ele nasceu eu estava na casa de encontro coordenando um Mini-TLC, ele veio adiantado (8 meses), veio de surpresa, posso dizer que ele é o meu grande amigo, e sinto que ele esta seguindo meus passos no TLC, como matraqueiro e também, no futuro, como coordenador de cursos e também quem sabe coordenar o movimento.
Nestes meus 31 anos de TLC, tive a graça de participar de 116 TLC’s e coordenar 17 deles, isto digo não é pra me vangloriar mas pra dizer o quanto Deus me proporcionou de graças e alegrias, e nem por isso não sou mais que nenhum Telecista, fui e sou feliz em ser instrumento deste movimento, amo o TLC, entreguei parte da minha vida por este movimento, sei que não agradei muitos, claro não sou santo (mas busco a santidade), mas junto com muitos, porque sozinhos não somos nada, conseguimos salvar pessoas, salvar famílias, juntos trabalhamos pela nossa Igreja e isto é o que importa.
Quero lembrar aqui também da abençoada Casa de Encontros (fora minha casa é a casa que mais fiquei), que na construção desta casa muitos movimentos trabalharam e o TLC trabalhou muito, em vários anos o TLC foi responsável pelo estacionamento da Fapi, foi arrecadado muito dinheiro tudo direcionado para a construção da casa, era um trabalho difícil onde jovens e adultos se arriscaram até mesmo de serem atropelados por motoristas que ameaçavam, neste trabalho os coordenadores foram o Biaggio com sua Esposa Nilceia e também o Cláudio Baccili. A Casa de encontro foi inaugurada pelo 69º TLC da Arquidiocese de Botucatu nas data de 24 a 27 de novembro de 1983, coordenado pelo Biaggio.
Claro que não posso esquecer da Casa Santo Inácio de Botucatu ela é muito especial,faz parte da nossa historia, como também o Seminário Diocesano de Botucatu onde foram realizados os primeiros TLC’s.
O TLC agradece a todos que nestes 40 anos participaram de alguma maneira, e fizeram a chama deste movimento não se apagar, fica aqui a saudade de tudo que se passou, a lição de nossos erros, os pedidos de perdão para aqueles que não aceitaram o TLC, leigos, religiosas e padres, talvez faltou de nossa parte algo que não fizemos, cito também aqueles que foram colunas do TLC, como o Ito, João Durso, Rugieri, Verpa, Irani, Bolota, Pavão e outros de Avaré, também Ciro, Tutu, Tutão, Justina, Julio, Italiano, Tiegue, Bia (minha irmã) e João, Fontão e Dri, Marcinho (filho querido) e meu anjo Charbel (meu querido Chacha) todos de Botucatu, Zelão de Conchas, Bortolin de S.Paulo, Doro de Piraju (deu a matraquinha A Perola no meu TLC, foi inesquecível), Marcio Sakoda, Mikio, Fátima Pedro, Inês, Renata, Raquel, Maria Cecília (filha adotiva mais velha),Mara e Luzia de Santa Cruz Do Rio Pardo, Aníbal de Canitar, Lobinho e Lucinei, Fernandão, Silmara, Odimir, Ângela, Edson, Rosangela Ortado, Barros e Geni, Maria Helena, Regina e Anisio,Monica e Maurão e minha irmã de alma Idair,e outros de Ourinhos, fica aqui também um agradecimento especial ao saudoso tio Mané da Avoa, que serviu o TLC todos os cursos que precisávamos de ônibus, e até hoje esta empresa esta nos servindo. Para aqueles que não foi citado os nomes pois são muitos, Deus os abençoe, aos meus tantos afilhados e afilhadas de casamento, batismo e crisma, aos meus filhos e filhas e netinho adotivos do TLC, obrigado saudoso Oswaldo Pinterich de Piraju coordenador do meu TLC, Biaggio e Piolin que foram assistentes, Deus os abençoe, e que Nossa Senhora de Guadalupe a padroeira do Telecista sempre rogue por todos nós.
Ficou muitas coisas pra contar, mas vamos deixar pra quando o TLC completar 50 anos."
Djalma Alvim Ramos

Um comentário:

Anônimo disse...

DEUS já o abençoou e você testemunha essa benção.
Que Ele estenda essas bençãos a todos os que com você conhecem e amam o DEUS VIVO e VERDADEIRO.
Obrigada pelo presente que deu ao meu Filho/sobrinho/afilhado.
Deus te proteja e a todos os seus!
Obrigada!
Vera