Testemunhos

     

    Há 1 ano celebrávamos a Jornada Mundial da Juventude(JMJ), com o tema  “Ide, pois, fazei discípulos entre todas as nações”,  reunindo  milhões de jovens em diversos momentos durante a realização deste evento, entre eles: Cerimônia de Abertura dia 23; a Cerimônia de Acolhida do Santo Padre dia 25; a Via-Sacra no dia 26 e a Vigília do dia 27.    
    O Santo Padre Papa Francisco, chegou ao Rio de Janeiro no dia 22, sendo a sua primeira viagem internacional. Deixou ao povo brasileiro a seguinte mensagem: “Aprendi que para ter acesso ao povo brasileiro, é preciso ingressar pelo portal do seu imenso coração; por isso, permitam-me que nesta hora eu possa bater delicadamente a esta porta.”.      
    E para lembrarmos um pouquinho de como foi essa celebração da Fé Católica, voluntários e peregrinos da Diocese de Ourinhos, nos contam como foi essa experiência.

Jean Fernandes, 20, Salto Grande. Voluntário

 Meu nome é Jean Fernandes Brito, tenho 20 anos,  TLCista, universitário e fui voluntário da Jornada Mundial da Juventude (JMJ)-RJ. Estar na Jornada Mundial da Juventude como um servo e voluntário foi um presente para mim, sendo um dos poucos da nossa diocese, juntamente com o Alex Almeida, Lucas Pamonha e Amanda Carvalho. Durante a Jornada trabalhei com os atos culturais da feira de São Cristovão - apresentando as danças típicas e os teatros da região nordeste, no entanto, o ponto crucial do meu trabalho foi no COL- Comissão Organizador Local da JMJ,realizando as traduções e fazendo as indicações para os  peregrinos que chegavam.
Responder este chamado foi um momento de dádiva em minha vida , e posso afirmar que reacendeu em mim a chama do amor de Deus,revigorando e fortalecendo tudo aquilo que eu já sentia  pela a minha igreja. Ser voluntário me fez enxergar e sentir, que a exemplo da maior serva de todas: Maria, nossa mãe, mais se ganha doando que recebendo! E isso. é a maior verdade do universo. Guardei comigo cada rosto que fiz de amizade, cada rosto que pude auxiliar, mesmo que com uma conversa, e cada rostinho me fez crescer.
O encontro com o nosso Papa Francisco, foi uma verdadeira benção, foi um carinho de Pai, de uma singularidade que me encheu e deixou derramar lágrimas. Foi lindo! É uma emoção sem tamanho, é a festa da juventude de Deus, do Papa e da Igreja!! Enfim, deixo um simples recado: Se você não vive para servir, você não serve para viver.
Sobre a JMJ só me restou a saudade, e o desejo de servir.
“IDE E FAZEI DISCIPULOS, ENTRE TODAS AS NAÇÕES”



Larissa Bianca, 25, Ourinhos. Peregrina

Olá, meu nome é Larissa Bianca, tenho 25 anos, Católica Apostólica Romana, paroquiana ativa da Paróquia Santo Antônio na cidade de Ourinhos desde que me conheço por gente, participo da Renovação Carismática Católica, do grupo de jovens agostiniano JJA (Jovens Junto à Agostinho), e agora a pouco tempo conheci o TLC, movimento igualmente lindo dentro da Igreja.
Como muitos que foram à ‘Jornada Mundial da Juventude Rio 2013’ minha história como peregrina, começa bem antes deste evento que com quase 4 milhões de jovens católicos do mundo inteiro com tamanho ardor no coração “invadiram” todos os cantos do Rio de Janeiro, com a Paz de Nosso Senhor.
Ao contrário de muitos jovens católicos que vinham se preparando para tal evento, desde 2011 quando a mesma ocorreu em Madrid, eu não me preparei, e tão pouco me empolguei com tal acontecimento, o que seria natural vindo de uma jovem católica que sempre participou da Igreja. Durante 2011 e 2012 aconteceram muitas coisas em minha vida pessoal que fizeram com que eu começasse a questionar a minha fé, a existência do amor de Deus por mim, ou que Ele existisse! Abandonei as responsabilidades que possuía na Igreja, assistia à missa apenas aos domingos por obrigação, mas mesmo assim alguém gritava dentro do meu coração: Deus não desiste de você nunca!
No final de 2012 e começo de 2013 mudei radicalmente minha vida e resolvi voltar as atividades da Igreja fazendo de tudo um pouco, no que precisasse.  Já era Fevereiro, e não me passava pela cabeça a possibilidade de ir para a JMJ, mas fui surpreendida pelo amor de Deus que nunca desiste de seus filhos. Meu então pároco, Frei Rogério Chiodi, com muito carinho e respeito despertou a JMJ em meu coração, dizendo: “Você vai ver como seu coração vai transbordar de alegria… Você vai voltar outra pessoa!”, eu acreditei nele, confesso que pedi a Providência Divina uma vez, meio sem ter muita certeza que Deus me ouviria, me conformei totalmente de que não iria.
Passando-se algumas semanas, Frei Rogério chega com a notícia totalmente inesperada: “Você vai pra Jornada!”, e foi assim que finalmente me contagiei com o “espírito jornadeiro”. Através da Providência Divina tinha minha inscrição de peregrina completa com todos os benefícios, para a semana completa da Jornada! Iria com a caravana da Diocese de Ourinhos, que estava sob a responsabilidade do Pe. Adriano Pires. Os meses se seguiram e entendi, nesse cuidado de Deus, que Ele tinha muito mais pra mim, comecei a acreditar nisso de novo.
Finalmente, JMJ, Rio de Janeiro, acolhimento na casa de duas pessoas maravilhosas, nos dias que se seguiram, participamos das catequeses, que começaram a satisfazer a minha alma e a esclarecer as minhas dúvidas, começaram a “redespertar” a fé em meu coração, a alegria em acreditar e de ser cristã!
Em cada saída às ruas, mochilas azuis, amarelas e verdes se encontravam e não importava a nacionalidade, não importava a língua a alegria e a saudação eram inevitáveis, fossem em gritos, fosse em abraços, em fotos, e mais uma vez em meu coração “redespertava” a alegria, ia crescendo e transbordando a alegria em ser católica! Recordo-me que durante a missa de abertura na praia de Copacabana ao me deparar com aquela multidão, ao se perder de vista, como quando se olha o mar aberto e não se vê o fim, meu coração chorou… Ver os sorrisos, ver tanta diversidade, diversas línguas em um só lugar com o mesmo propósito! Não apenas ver o Papa, mas se encontrar com Jesus Cristo e com seu Evangelho! Ao menos meu intuito maior era este… ver o Papa passando de perto foi apenas um presente, que eu fiquei feliz em receber, quando já havia reencontrado meu Senhor! Como Maria Madalena que indo ao túmulo do Senhor nada encontrou… mas a alegria brotou em seu coração mais uma vez quando seu próprio nome escutou da boca de seu Mestre!
Nessa Jornada, muito mais que encontrar com 4 milhões de jovens católicos, e ver quão grandiosa é nossa Igreja, o que foi mais importante pra mim, foi perceber o quanto Deus me ama, surpreendentemente e sem reservas! Me entende e me laçou, me abraçou com a intenção de nunca mais me deixar escapar novamente…
Fui para a JMJ com mil questionamentos sobre a Fé, e voltei com apenas um questionamento: “O que Tu queres de mim Senhor? Minha vida Te pertence, já percebi isso… longe de Ti é só vazio e escuridão!”, voltei da JMJ com o desejo de ser e fazer diferente, a partir dela em minha paróquia nasceu o grupo pós jornada, com os paroquianos que foram pra JMJ, que antes se conheciam de vista, mas que com a Jornada firmou-se um amor incondicional, em prol da Evangelização, hoje esse grupo se chama JJA, e trabalhamos na paróquia para que mais jovens possam redescobrir o amor de Deus com o auxílio e direcionamento direto do nosso agora pároco, Frei Luiz Tirloni.
Quanto a mim, para fechar com chave de ouro toda a restauração que Deus queria fazer em mim, no final do ano de 2013 fui convocada pelo Alisson, e depois pela Débora e o Yuri, a fazer o 97º TLC – Ressuscita-me, nome sugestivo diante de toda a sujeira que ainda precisava ser retirada do meu coração. Ali meu coração pôde se entregar sem reservas à misericórdia de Deus, descansar em Teu colo, ali diretamente receber Teus conselhos e direção, e dali não quero sair mais!
Deus me enviou e me envia, e hoje já não posso mais dizer não ao seu chamado! Onde Ele me enviar, onde Ele plantar meus pés, ali estarei! Digo meu sim, pois outra coisa não poderia fazer, diante de tudo que Ele fez em meu coração e tem feito ainda por mim! Tudo por Ele, e nada sem Ele!
Paz e Bem!




Alex de Freitas Almeida, 29, Piraju 
Voluntário

Tive conhecimento do que era uma JMJ, quando foi realizada em Toronto no ano de 2002. Onde quase fui peregrino, mas os custos eram altos. Quando fiquei sabendo que em 2013 seria no Rio de Janeiro, me decidi totalmente, unir o útil (trabalho voluntário) com o agradável (participar de uma  JMJ). 
Quando ouvi que havia inscrições abertas para JMJ 2013, recebi um forte chamado a servir, foi ai que me inscrevi como voluntário, sem saber qual função exerceria. Como sou devoto de Dom Bosco, e levo uma frase muito forte dele em meu coração, “Viemos ao mundo para os outros”, não podia estar fora do serviço em meu país. Fui chamado na segunda lista de voluntários, onde fiquei sabendo que minha função seria de Socorrista. Após sair convocação foi necessário mandar uma lista de documentos, e um desses documentos seria uma carta do Bispo, com muito carinho o nosso Bispo Dom Salvador assinou esta carta, me dando a permissão de estar na JMJ como voluntário.
Quando fiquei sabendo que minha função seria de socorrista, fiquei pensativo. Pois minha área profissional é a de construção e designer. Porém, no decorrer dos dias, ficava pensando: Eu socorrista? Dois meses antes veio um e-mail da coordenação dos voluntários, nos falando que seriamos treinados a prestar socorro, pela equipe da Cruz Vermelha do Rio de Janeiro. Assim fiquei aliviado.
 Esse trabalho foi difícil, pois o meu turno normal seria das 12h às 18h, mas como fui agraciado por trabalhar próximo ao altar do Santo Padre, perto da concentração de massa dos peregrinos, meu turno mudou para 12h às 24h, com intervalo para lanche. Mas posso dizer, com certeza, alegria e o sorriso no rosto jamais desaparecia. Quando a dor vinha, a fé se fazia presente, e cada gesto pequeno que via em tamanha multidão me fortalecia ainda mais. Os momentos de contato com jovens de vários países vão ficar registrados para sempre na memória de quem esteve lá, tanto voluntário como peregrinos.

Conheci e fiz amizades com diversas pessoas, africanos, iraquianos, uruguaios, argentinos, chilenos e de vários outros países. Mas uma coisa linda, entre vários idiomas, bandeiras, jeito de ser, de se vestir, cultura.
Estávamos todos ali, movido pela mesma fé, fé em Deus, e esperança de um mundo cada dia melhor. Descrever a emoção de ver o Papa Francisco é difícil. sinto nesse momento. Posso dizer que é algo mágico, divino, maravilhoso, mas nenhuma dessas palavras descreve meu sentimento. Talvez a palavra simplicidade, possa ser a palavra certa. Pois nosso Papa, deixa bem claro a simplicidade em tudo.
Eu pude estar três vezes a mais ou menos um metro de distância do Papa, tive oportunidade de pegar na mão dele, abraçá-lo, mas não fiz. Pensei comigo, “não posso aproveitar do meu cargo de voluntário para fazer isso, pois quando assumimos ser voluntários, fomos orientados a não deixarmos nossa função de lado”. “E também, só de poder servir à igreja, ao Santo Padre já me senti tocado não somente por ele, e sim por Deus”.
Não esqueço das palavras doces e simples de agradecimento do Santo Papa a nós voluntários. Ali, naquele momento, pude sentir a mão de Nossa Senhora me tocar, e dizer obrigado. Houve vários momentos emocionantes, daria para escrever um livro. Mas o momento maior, que mais marcou, começou no dia 15 de julho e vai durar a eternidade.
Aproveito para agradecer a todos que me apoiaram e ajudaram direta ou indiretamente para que eu pudesse estar presente na JMJ 2013 – Rio de Janeiro.


  







---------------------------------------------------------------------------------

Angélica Lima

Este testemunho é da Angélica Lima, que fez o 67º TLC da diocese de Ourinhos, ela esteve presente neste encontro de aprofundamento e dá seu testemunho para todos nós.

"A Reformação do TLC, foi um despertar, um momento único para refletir sobre nossa vida, diante da comunidade.
Será que estamos vivendo em comunhão?
vivendo em Cristo?
Será que estamos vivendo tudo que a gente aprendeu?
Estamos colocando em prática?
Para falar de Deus é preciso ter um conhecimento é preciso viver em comunhão, para saber o que Ele realmente quer da gente, precisamos parar e refletir os nossos erros, desencontros, falhas e agradecimentos diante de Deus. Precisamos parar para escutar e conversar, ser instrumento para Deus, e deixar ser guiado por Ele. As vezes somos egoístas e só fazemos o papel de Cristão, vamos para igreja só para pedir ou esperar um grande milagre ou a cura, ou até mesmo marcar presença, mas não fazemos o mais importante, escutar e confiar mais em Deus, que sempre quis o melhor para seus filhos. Precisamos viver o tempo o DEUS.
Na Reformação do TLC, tivemos a oportunidade de relembrar o que vivemos e aprendemos no encontro, o nosso primeiro "despertar" diante de Deus, com o TLC. Como a oração e a bíblia é importante em nossa vida, e as vezes deixamos a oração de lado e aos pouco a chama vai se apagando por falta de uma conversa, uma oração, uma leitura bíblica, uma confissão, um momento com Deus. Aprendemos a perdoar e continuar na caminhada sem olhar o passado, se for preciso mudar o futuro, ser líder da nossa própria vida para poder compartilhar esse encontro com Deus.
Quando fiz meu TLC, tive a oportunidade de conhecer o nosso querido PAI, DEUS e o caminho da verdade BÍBLIA, o momento de estar de frente com Deus, poder conhecer melhor a minha fé e o que realmente eu precisava saber. A bíblia em minha vida é muito importante, principalmente em momentos difíceis, de falhas é onde vou aprender tudo sobre o caminho, a verdade e a vida. Leio sempre a Bíblia quando vou dormir, principalmente quando estou confusa ou triste, encontro exatamente a palavra certa para aquele momento difícil. Aprendi a rezar, pois a oração é minha fonte, onde procuro minha força para continuar, converso sempre com Deus, se faço algo errado lembro em seguida o que esta escrito na bíblia e logo peço perdão. Procuro melhorar sempre.
Amei o encontro Reformação do TLC, relembrei o meu TLC e aprendi muito. Obrigada Deus por esse final de semana."

 

===============================================================================

 Juliane Campos

Olá queridos amigos TLCistas, venho através deste artigo me apresentar, apesar de muitos já me conhecerem gostaria de partilhar um pouco mais sobre quem eu sou e um pouquinho da minha caminhada cristã.


     Meu nome é Juliane de Campos Inácio, nasci em 01/05/1987 e tenho 23 anos, natural de Ourinhos – SP, primogênita do casal Ademir e Zilda, sou irmã do Daniel de 22 anos e da Gabriele de 10 anos. Sou namorada do Pedro com quem pretendo me casar no final do ano que vem. Sou formada em Ciências Biológicas pelas FIO, pós graduada em Hemoterapia e Mestre em Biotecnologia Médica pela Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu e atualmente trabalho no Banco de Sangue da Santa Casa de Ourinhos e sou professora do curso de Farmácia das FIO. Moro com meus pais e fui gerada dentro da religião católica, meus pais se conheceram no grupo de jovens da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe de Ourinhos e antes de namorarem fizeram TLC, minha mãe fez o 44°TLC e meu pai o 69 TLC da Arquidiocese de Botucatu, e assim eles me deram o que de mais precioso os pais podem dar a seus filhos “o verdadeiro amor de Deus”, pois foi sempre através da vivência e testemunho de cristãos comprometidos com o Evangelho que sempre tive dentro de casa que pude um dia também dar o meu Sim e me apaixonar pela minha fé e religião que me sustenta e me faz viver a verdadeira felicidade.

     Apesar de sempre trabalhar dentro da igreja, quando tinha 12 anos em 2000 fiz o 2°Mini-TLC da Diocese de Ourinhos, e desde então me encontrei verdadeiramente com Deus através do carisma do Movimento TLC e decidi começar a servir dentro do TLC, nos dias 25, 26 e 27 de Abril de 2003 fiz o 15°TLC da Diocese de Ourinhos, e dessa vez pude renovar meu compromisso com Deus através do Movimento. Muitas foram as lutas durante esses 10 anos de TLCista, por vários momentos eu pensei em desistir e algumas vezes me deixei levar pelas coisas do mundo que me fizeram por um tempo me afastar de Deus, porém foi através do TLC que pude renovar as esperanças em mim mesma e em mim foi restaurada toda a dignidade e preciosidade que um dia me foi tirada, desde então nunca mais abandonei meu compromisso com o movimento, e é esse compromisso que me fortalece cada vez mais, que me faz seguir e poder mostrar a tantos outros adolescentes e jovens o quanto vale a pena empenhar a vida pelo Cristo. Aprendi durante minha caminhada que “A Nobreza de Ser de Deus obriga-nos a sermos diferentes” (João Paulo II) e que se não houver a luta não existe a vitória.

     Durante todo esse tempo também pude conhecer muitos outros movimentos e pastorais, trabalhei muito tempo com a Pastoral da Juventude e Pastoral do Adolescente, porem creio que cada um de nós no decorrer da nossa caminhada, encontre uma maneira agradável de servir a Deus, e na minha vida nunca Deus me foi apresentado de maneira tão apaixonante quanto no TLC, por isso escolhi dedicar minha vida cristã dentro do movimento.

     Atualmente sou a coordenadora diocesana do TLC de Ourinhos, o que na verdade além de uma imensa responsabilidade é um presente de Deus pra mim, pois poder cuidar de algo que sempre foi motivo de muita alegria em minha caminhada cristã vai além do medo, pois hoje percebo que somente através de um comprometimento com as coisas do Alto é que podemos ser felizes, de nada adianta querermos tudo se não temos o principal que é a intimidade com nosso Deus de amor. Hoje sou muito feliz por todos os projetos que traçamos para esses próximos dois anos de trabalho com o movimento e muito mais pela equipe maravilhosa que Deus me permitiu formar, pessoas verdadeiramente comprometidas que assim como eu entendem que Deus deve ser a principal prioridade em nosso dia-a-dia e que se Buscarmos primeiro o Reino de Deus e a sua Justiça, tudo mais nos será acrescentado.

     Espero poder através da minha vivência levar a todos os que tem a mesma fome e sede de justiça que eu, uma razão para continuar, e para aqueles que ainda não se renderam ao verdadeiro amor que eu possa ser sino e que o som que ecoa dos meus atos indique a direção Daquele que Vive, Reina e troca reinos por cada um de nós, pois nos ama incondicionalmente.

     Contem sempre com meu amor!! O TLC é ALEGUUIIIAA!!! =]

===============================================================================

 Djalma Alvim Ramos


Djalma Alvim Ramos
Olá´amigões, este testemunho-histórico foi tirado (na íntegra) de uma "nota" publicada no perfil no FaceBook do nosso amigão Djalma. Envie seu testemuno também para compartilharmos aqui no blog.

"TLC – 40 AN0S
Transcorria o ano de 1967, em Campinas,um padre jesuíta americano do Texas chamado Haroldo Rahn, fundou um movimento para jovens e também para adultos que gostavam de jovens. Ali nascia o curso de TLC - Treinamento de Liderança Cristã.
Na Arquidiocese de Botucatu o TLC chegou em 1971, mais precisamente nos dias 21, 22 e 23 de maio daquele ano, trazido pelo Arcebispo Dom Vicente Marchetti Zioni, com ajuda do Padre Haroldo e alguns jovens e adultos de Campinas.
Ao completar 40 anos no mês de maio passado, Ourinhos que na época pertencia à Arquidiocese de Botucatu também comemora (Jovens de Ourinhos estavam presente no primeiro TLC) com muita alegria estes anos de existência do TLC, que tanto fez pelos nossos jovens do passado e que continua fazendo pelos jovens de hoje, alias não só para jovens mas também para muitos adultos. Faço parte da história deste movimento, já que faz 31 anos que fiz o meu TLC e continuo trabalhando e amando este movimento.
Sou testemunha de muitas graças e até mesmo milagres que ao longo destes anos aconteceram, testemunhei transformações de pessoas, jovens e adultos que largaram dos vícios das drogas, do álcool e do cigarro, jovens mudando de vida na família sendo melhores filhos e melhores irmãos, adultos mudando de vida sendo melhores esposos e melhores esposas, melhores pais e melhores mães, casais separados voltar a viver uma vida conjugal cristã, jovens despertarem para uma vida religiosa, jovens que entraram no seminário e se ordenaram sacerdotes (Pe Claudinei que esta na diocese de Jacarezinho é um deles), muitos namorados se casar, inclusive eu e minha esposa, e depois vieram os filhos que se tornaram “filhos do TLC”, casais adotar crianças abandonadas, muitos perdões, curas de doenças, para se ter uma idéia dois médicos Telecista trabalhando em um TLC idealizaram a UTI infantil da Santa Casa de Ourinhos, e hoje é uma realidade, imaginem quantas crianças foram salvas nesta abençoada UTI, enfim se eu fosse enumerar todas as graças destes 40 anos de TLC eu ficaria 40 anos escrevendo aqui.
Claro que também vi muitas coisas erradas que aconteceram (com os erros aprendemos muito), mas somos pessoas e temos nossos erros e pecados, e o importante foi o que Jesus através do Espírito Santo nos proporcionou.
Quero também dizer que com o TLC vieram também os Minis-TLC’s, e também os TLC’s para os casais onde muitos pais de Telecista também tiveram a graça de fazerem o curso. Tivemos a graça de realizar TLC’s para os jovens da guarda mirim, para os jovens do Tiro de Guerra e para as jovens do bailado.
Entre a Arquidiose de Botucatu e Diocese de Ourinhos já foram realizados 320 TLC’s, sendo 244 de Botucatu (entre estes 244, foram realizados 35 do sub-secretariado de Ourinhos quando ainda pertencia a Arquidiocese de Botucatu) e 77 da Diocese de Ourinhos (incluindo 6 de casais) totalizando mais ou menos 16 mil Telecistas entre as duas Dioceses, sendo que somando os 35 mais 77 TLC’s, foram 112 TLC’s de Ourinhos e região. Houve também muitas vagas distribuídas para Ourinhos em TLC’s de outras cidades, somando tudo vai dar mais ou menos 6 mil Telecistas de Ourinhos e região.
Claro que para tudo isto, ou seja na história do TLC, houve muitos jovens e adultos que lutaram e se entregaram pelo movimento, também houve muitos padres que apoiaram o TLC. Os que foram diretores espirituais do movimento nestes 40 anos são; saudoso Monsenhor Osvaldo Violante (Diocesano), Pe Valdir (Josefino), saudoso Pe Urbano (Diocesano), Pe Airton (Josefino), saudoso Pe Esdras (Diocesano), Pe Benelson (Josefino) e Frei Braz (Agostiniano), também nosso Bispo Dom Salvador que sempre esta presente nos apoiando desde que Ourinhos se tornou diocese. E hoje o movimento agradece muito a todos os Agostinianos em especial, que sem medir esforços nos ajuda e apóiam em tudo que o TLC necessita.
Quantos Telecistas nestes 40 anos que partiram para o céu, mas deixaram suas marcas no movimento, são muitos, mas deixo aqui registrado alguns que foram muito importante para mim; Roberto Bertão, foi ele que me convidou pra fazer o TLC em agosto de 1980, ele foi um grande líder dos jovens na Paróquia Santo Antonio da V.Odilon, Clauricio Bastiane, foi um dos grandes companheiro que tive no TLC, inclusive eu e minha esposa somos padrinhos de sua filha Patrícia, Fabiana Avanço Silva de Sarutaia, era uma das minhas filhas adotiva do TLC, alegria morava nela, Pe Urbano este foi meu pai espiritual, trabalhou no meu TLC e trabalhamos juntos em vários cursos, o Pe Urbano foi um dos grandes batalhadores para que o TLC não se acabasse em Ourinhos, juntos lutamos e o TLC voltou depois de 3 anos (1986 a 1989) e não parou mais, Douglas Paris ,ele foi pra mim ao mesmo tempo parceiro, filho, irmão e amigo, parte de sua história foi no TLC.
Quero registrar também a lembrança de uma pessoa que também já foi pro céu, o nome dela é Leninha, ela nos anos 90, comandava a AADF (Associação de Assistência aos Deficiente Físico), e houve um tempo que o movimento do TLC não podia se reunir em nenhuma Paróquia e a Leninha nos deu uma sala da AADF para termos um lugar para nos reunirmos, ela era evangélica mas não houve por parte dela nenhuma discriminação por sermos Católico Apostólico Romano - alias antes de sermos Telecista somos católicos, e o TLC é um instrumento da nossa Igreja - me lembro que Dom Antonio Maria Mucciolo marcou uma reunião com todos os Padres mais o sub - secretariado onde eu era coordenador e mandou o vigário geral que era Pe Zezinho Lorusso representa-lo, e nesta reunião foi que o um padre conhecido como Pe Paquito (hoje ele esta numa Paróquia em Botucatu) abriu as portas da Paróquia Senhor Bom Jesus hoje a nossa Catedral, para que o TLC saísse da AADF e que tivesse um lugar para reuniões e trabalhos.
Tudo mudou com a chegada da nova Diocese e de Dom Salvador, o movimento obteve portas abertas em toda Diocese, cito aqui também um agradecimento ao Frei Calógero quando no ano de 2000 depois de muitos anos o TLC voltou na Paróquia Santo Antônio da Vila Odilon. Outros Padres também que nos ajudaram na Diocese de Ourinhos foram Frei Helio, Padre Amélio, Pe Pedro, Monsenhor Aristeu, Pe Gomes, Pe Douglas, Pe Gilberto, Frei Estevan, Pe David, Pe Giovani (Salto Grande), Pe Adriano e hoje recebemos total ajuda de todos Agostinianos. Não podemos esquecer de dois Padres que no passado nos ajudou bastante, Pe Bruno e Pe Filipe.
Nestes 40 anos, o movimento do TLC foi coordenado por vários leigos, quando Diocese de Botucatu na minha lembrança foram eles: Euclides Spiller (o Spiller fez o primeiro TLC em 1971 ele faz parte dos 40 anos), Oscar Boneto, Biaggio, Cláudio Bacilli, Djalma,(2 vezes), Alexandre Penna, Rogério (fizemos o TLC juntos), Adauto (Sta Cruz),Nuria e o Hermes, Diocese de Ourinhos foram, Djalma(2 vezes), Piolin, Flavio, Rogério e hoje Juliane Inácio. A Juliane é uma das filhas do TLC, pois seus pais Zilda e Ademir se conheceram no movimento, namoraram e se casaram, vieram 3 filhos, um deles a Ju, que hoje é nossa coordenadora.
Hoje posso dizer que o TLC faz parte da minha vida, aprendi muito, acertando e errando, fiz muitos amigos, filhos e irmãos, conheci minha esposa Ivani no TLC, vieram nossos filhos a Clara, a Paula e o Filipe todos fizeram o Mini e o TLC. Quando a Clara nasceu houve um problema no seu parto onde pedi um milagre pra Jesus, e Ele nos concedeu, e o milagre foi por completo, pois ela corria risco de morte e também poderia ficar com seqüelas , e hoje a Clara que já trabalhou em vários TLC’s e coordenou um Mini, é casada (o genro Henrique também é Telecista) nos deu um neto o Pedro Henrique, que pra mim é o fruto do milagre, e também do TLC. Quando a Paula nasceu eu não poderia imaginar o quanto que o TLC faria parte da vida dela, no TLC Deus lhe concedeu a graça de cantar,e pra mim ela é a melhor cantora do mundo,e o grande dom que ela tem é somente pra Deus, coordenou um TLC, foi sub – coordenadora Diocesana, alias ela também dança pra Deus, a algum tempo atrás ela foi representar o TLC no Festival de Dança Sacra em Joinville onde ela conseguiu o primeiro lugar, no ano passado ela junto de uma Telecista de Salto Grande a Belinha, representaram o TLC e conseguiram o terceiro lugar, a Paula hoje esta noiva do João Paulo que é Telecista e toca violão e canta junto com ela. Depois destes presentes que Deus me deu, Ele me deu outro presente, meu filho Filipe, quando ele nasceu eu estava na casa de encontro coordenando um Mini-TLC, ele veio adiantado (8 meses), veio de surpresa, posso dizer que ele é o meu grande amigo, e sinto que ele esta seguindo meus passos no TLC, como matraqueiro e também, no futuro, como coordenador de cursos e também quem sabe coordenar o movimento.
Nestes meus 31 anos de TLC, tive a graça de participar de 116 TLC’s e coordenar 17 deles, isto digo não é pra me vangloriar mas pra dizer o quanto Deus me proporcionou de graças e alegrias, e nem por isso não sou mais que nenhum Telecista, fui e sou feliz em ser instrumento deste movimento, amo o TLC, entreguei parte da minha vida por este movimento, sei que não agradei muitos, claro não sou santo (mas busco a santidade), mas junto com muitos, porque sozinhos não somos nada, conseguimos salvar pessoas, salvar famílias, juntos trabalhamos pela nossa Igreja e isto é o que importa.
Quero lembrar aqui também da abençoada Casa de Encontros (fora minha casa é a casa que mais fiquei), que na construção desta casa muitos movimentos trabalharam e o TLC trabalhou muito, em vários anos o TLC foi responsável pelo estacionamento da Fapi, foi arrecadado muito dinheiro tudo direcionado para a construção da casa, era um trabalho difícil onde jovens e adultos se arriscaram até mesmo de serem atropelados por motoristas que ameaçavam, neste trabalho os coordenadores foram o Biaggio com sua Esposa Nilceia e também o Cláudio Baccili. A Casa de encontro foi inaugurada pelo 69º TLC da Arquidiocese de Botucatu nas data de 24 a 27 de novembro de 1983, coordenado pelo Biaggio.
Claro que não posso esquecer da Casa Santo Inácio de Botucatu ela é muito especial,faz parte da nossa historia, como também o Seminário Diocesano de Botucatu onde foram realizados os primeiros TLC’s.
O TLC agradece a todos que nestes 40 anos participaram de alguma maneira, e fizeram a chama deste movimento não se apagar, fica aqui a saudade de tudo que se passou, a lição de nossos erros, os pedidos de perdão para aqueles que não aceitaram o TLC, leigos, religiosas e padres, talvez faltou de nossa parte algo que não fizemos, cito também aqueles que foram colunas do TLC, como o Ito, João Durso, Rugieri, Verpa, Irani, Bolota, Pavão e outros de Avaré, também Ciro, Tutu, Tutão, Justina, Julio, Italiano, Tiegue, Bia (minha irmã) e João, Fontão e Dri, Marcinho (filho querido) e meu anjo Charbel (meu querido Chacha) todos de Botucatu, Zelão de Conchas, Bortolin de S.Paulo, Doro de Piraju (deu a matraquinha A Perola no meu TLC, foi inesquecível), Marcio Sakoda, Mikio, Fátima Pedro, Inês, Renata, Raquel, Maria Cecília (filha adotiva mais velha),Mara e Luzia de Santa Cruz Do Rio Pardo, Aníbal de Canitar, Lobinho e Lucinei, Fernandão, Silmara, Odimir, Ângela, Edson, Rosangela Ortado, Barros e Geni, Maria Helena, Regina e Anisio,Monica e Maurão e minha irmã de alma Idair,e outros de Ourinhos, fica aqui também um agradecimento especial ao saudoso tio Mané da Avoa, que serviu o TLC todos os cursos que precisávamos de ônibus, e até hoje esta empresa esta nos servindo. Para aqueles que não foi citado os nomes pois são muitos, Deus os abençoe, aos meus tantos afilhados e afilhadas de casamento, batismo e crisma, aos meus filhos e filhas e netinho adotivos do TLC, obrigado saudoso Oswaldo Pinterich de Piraju coordenador do meu TLC, Biaggio e Piolin que foram assistentes, Deus os abençoe, e que Nossa Senhora de Guadalupe a padroeira do Telecista sempre rogue por todos nós.
Ficou muitas coisas pra contar, mas vamos deixar pra quando o TLC completar 50 anos."