domingo, 15 de agosto de 2010

Os meios de comunicação

a) Para ler: Mateus 10, 26 - 27


b) Para conversar

1. Você assisti muito a TV? De que mais gosta?



2. O que você acha desses programas?



3. Você lê algum jornal? Qual?



c) Para saber

Os meios de comunicação social são todos aqueles veículos que nos transmitem os fatos, os acontecimentos, o lazer, a cultura, como TV, jornais, revistas, rádio, cinema, outdoors, telefone, fax, computadores (internet) etc.

Esses veículos despejam em nossas vidas um número ilimitado de informações, tanto boas como más. Cabe ao cristão saber selecionar, mediante senso crítico da lição anterior, todas essas informações e ficar apenas com as que produzem efeito positivo em nossas vidas.

Há poucos programas realmente bons na TV e precisamos tomar mais cuidado com o que vemos. Desde novelas até programas de auditório e desenhos animados, tudo deve ser devidamente selecionado.

Um inocente desenho animado pode estar transmitindo-nos a violência, como acontece na maioria dos desenhos, a falta de misericórdia e da caridade para com as pessoas, o consumismo, doutrinas espirituais contrárias à da Igreja Católica (a reencarnação, por exemplo), e mesmo uma pregação política sobre sistemas de governo que não são tão perfeitos como são mostrados nesses filmes.

O mesmo se diga das novelas: mostram tantas coisas falsas como se fossem verdadeiras: como enganar os outros, falsidade, vingança, amor livre, adultério, reencarnação (doutrina condenada pela Igreja), homossexualismo (como se fosse uma pura e simples opção de vida), o consumismo, o famoso, "ser é ter", ou seja, mostra o dinheiro como fonte de felicidade, mostra uma falsa visão do que significa a beleza etc.

É preciso saber definir o que nos serve ou não. Os jornais, por exemplo, sempre nos apresentam as notícias já modificadas pela tendência do jornal. Uma notícia veiculada por um determinado jornal, por exemplo, vai ter um sentido e enfoque bem diferente se for apresentada por um outro jornal ou um terceiro enfoque se for apresentada por um terceiro jornal etc.

Os meios de comunicação devem ser vistos e usados. Por exemplo, os jornalzinhos paroquias podem transmitir muitas coisas boas! Podem ter a sua colaboração. Entretanto, deve haver muito critério no aproveitamento daquilo que vemos e ouvimos. Caso contrário, vamos ser um "João Bobo" nas mãos da imprensa e da TV.



d) Para viver

Procure viver independentemente das propagandas da TV. Escolha um produto não porque você o viu na TV, mas porque sabe que realmente é melhor, ou pelo menos porque é mais barato e faz o mesmo efeito que o mais caro. Acostume-se a ler aquelas letrinhas pequenas que mostram os ingredientes usados no produto.



e) Para fazer

Combine com os demais e faça um jornalzinho mural na sua sala ou mesmo num local da igreja (se for na igreja, não esqueça de pedir ao padre).



f) Para rezar

Reze o Credo: "Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria , padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu a mansão dos mortos, ressucitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e mortos. Creio no Espírito Santo. Na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém."

Nenhum comentário: